segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pensamentos Negativos, Poluição, Pessoas…

…Sol. Tudo começou por causa do Sol. Fui apanhar o autocarro numa paragem da Avenida da Liberdade. Faltavam 8m para o autocarro. Arranjei um Spot maravilhoso onde o Sol incidia directamente sobre mim. Pensei, por mim pode até faltar meia hora para o autocarro. A minha cabeça percorreu todos os bons momentos, todas as histórias do tempo em que trabalhava a 20 metros daquela paragem. Nostalgia. Saudades. Conforto. O Sol e os pensamentos aqueciam-me. Ficava ali a tarde toda.
De repente dei por mim a pensar, como é possível que a Avenida seja a artéria mais poluída da cidade de Lisboa e do País. Dei por mim a observar os carros, o movimento, a imaginar o CO2 a piorar a minha dor de cabeça. Neste momento um senhor coloca-se à minha frente e puxa do belo do cigarro cujo fumo passou a acertar em mim com a mesma precisão do Sol. Atrás de mim uma senhora falava (alto) ao telemóvel sobre a morte de uma pessoa. Outra, a meu lado, falava (muito alto) para uma D.Irene que do lado de lá não respondia. Quanto mais a senhora tardava em responder mais eu ouvia o grito “Ó D.Irene tá-me a ouvir?”. Penso que estava uma senhora nos restauradores que se chamava Irene e veio a correr porque pensava que era para ela. Contou à D.Irene que estava muito mal, acabara de sair do hospital, tinha o coração muito fraco.
Já não me apetecia ficar ali a tarde toda. Já ansiava pelo autocarro. Não demorou 8m mas sim 12m.
Por momentos concordei em que a Avenida era de facto uma artéria muito poluída e não se deve apenas aos carros.
Distraímo-nos um pedaço que seja e a nossa viajem deixa de ser prazerosa a um tormento. Dizem que pensamento negativo atrai cenas negativas. Acho que acredito.

Mas porque é que me lembrei do raio da poluição?

1 comentário:

S disse...

M,
Quando o assunto é 'poluição', todo o cuidado é pouco.

Bjs

S