sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Gripes & outras moléstias

Hoje, quando acordei, e pela primeira vez desde há muito tempo, não senti raiva do meu despertador. O "senhor" que me acordou disse que a partir de agora os dados sobre o número de infectados com a Gripe A vão apenas ser divulgados uma vez por semana, à Quarta-feira. É uma excelente noticia. Se ainda agora vamos no inicio da pandemia e já não consigo ouvir falar mais sobre esse assunto, imaginemos o auge...
O problema nem é tanto a Gripe A, ou o H1N1, ou o número de vezes em que esta estirpe de gripe é falada nos meios de comunicação social. O problema somos nós, a maneira como reagimos. Por isso acho que é uma boa noticia. Se diminuírem o numero de vezes em que se fala da Gripe pode ser que as pessoas fiquem menos assustadas, preocupadas e deixem de ter, ou pelo menos reduzam, atitudes impróprias.
Todas as gripes, constipações são contagiosas. Numa família basta um membro constipar-se para arrastar todos os outros. No emprego, quantos colegas já não acusámos de estarmos constipados por culpa dele(s)?
Qual a diferença em relação à Gripe A? é mais contagiosa? Obriga-nos a ficar em casa? Também a gripe sazonal. Todas as gripes nos remetem para o "estaleiro". Importa distinguir gripe de constipação. Quando nos constipamos dizemos logo "Estou cá com uma gripe", o que não é verdade, estamos constipados. Por isso não ficamos KO em casa. Agora uma gripe definida por defeito como uma doença que tem como sintomas febre alta, dores musculares, etc., arruma logo connosco, seja A, B ou outra qualquer.
Temos de descontrair é só um vírus diferente de Gripe. Estamos é habituados a constipações.
Tenho para mim que a mediatização desta gripe não é mais do que uma campanha à escala mundial para incutir, de uma vez por todas, hábitos de higiene regulares.
A Pretexto da não propagação do vírus divulgam-se panfletos de como se devem lavar as mãos, de como se deve tossir, espirrar, etc. Já todos devíamos saber que devemos lavar as mãos sempre que mexemos em dinheiro, sempre que andamos em transportes públicos. Já devíamos saber que devemos tossir, espirrar para um lenço e não para o vizinho do lado. E guardar lenços sujos? Haverá quem os guarde?
Não é, portanto, a gripe dos porcos mas sim a gripe para os porcos...

Sem comentários: