quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pequena Correcção

Noutro dia quando te falei e citei Susana Tamaro no seu livro "Vai aonde te leva o coração", disse-te o que me tinha ficado na memória das últimas frases do livro. Como já o li há muitos anos o que te disse não é exactamente o que vem escrito embora ache que na essência te fiz um fiel resumo. 
Ainda bem que gosto de conservar determinados livros. Assim, pude ir relê-lo para te repor aqui a verdade do que te queria dizer. E passo a citar:
"E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar."
Quando o li, e devido ao facto de ainda ser uma menina imberbe, achei bonito. Só isso. Quando somos novinhos estas coisas que ainda não experenciámos são sempre "só" bonitas. Quando "cresci" e, anos depois de ter lido o livro, se abriram algumas estradas à minha frente e eu não sabia qual delas escolher, segui o conselho. Para mim serviu. Esperei em silêncio, sozinha e fiz o que o coração me mandou. Posso dizer-te que fui pela estrada acertada, tenho a certeza.

1 comentário:

S disse...

M,

Um excerto lindo, sem dúvida. E sim, foste fiel no essencial e transmitiste-me exactamente aquilo de que mais precisava naquela altura e que com toda a certeza me irá ser útil em situações futuras. Mas tu és uma rapariga sensata como não me canso de dizer, e eu estou a treinar arduamente para isso :)
Isto recorda-me uma frase, como não poderia deixar de ser, com a qual concordo:
Os livros são os amigos mais silenciosos e constantes; são os conselheiros mais acessíveis e sábios, e os professores mais pacientes.
M, tens sido uma amiga muito especial mas agora já me puseste em despesas, agora lá tenho eu de ler mais um livro :)

Bjs

S