sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia mundial da música

Hoje é o dia mundial da música. Se há arte/forma de expressão /assunto que mereça ter um dia mundial é a música! Seja qual o género que se goste a música faz-nos falta. Ocupa um lugar muito importante na minha vida. No meu primeiro emprego, por todas as salas que passei havia um rádio. Nem sempre gostava da selecção musical mas não havia muito a fazer, afinal estamos em democracia. Quando fui para uma sala só para mim podia escolher, eu era a DJ de serviço. Trabalhar, estudar ao som de música nunca foi problema, pelo contrário ajudava. Entusiasmava a continuar a jornada. Quando mudei de emprego, no Top 5 das ponderações, estava entre os primeiros, a seguir ao ordenado e localização, a possibilidade de poder continuar a ouvir música enquanto trabalhava. Não me imaginava não o poder fazer. Não é assunto que se aborde na entrevista! Género, oferecemos-lhe não-sei-quantos-euros mês, o seu horário é 11.00h/16.00h e pode trazer rádio/leitor de CD’s para o locar de trabalho. Ouvir com auriculares não é a mesma coisa. Para além de que não me parece que seja apropriado. Mudei de emprego e os primeiros dias de trabalho, aqueles em que estamos a tentar que gostem de nós foram angustiantes. Nem uma musiquinha. Mas as coisas mudaram e lá voltei a ser DJ. Tudo isto para dizer que viver sem música é muito difícil. Tirem-me o café de manhã, os chocolates, o cheesecake, os gelados, mas deixem-me ficar com a Marisa Monte, o Rufus Wainright, Os kings of Convenience, o Andrew Bird, o Ed Hardcourt, o Sérgio Godinho, entre tantos, tantos outros. Pensei que seria engraçado escolher uma música para assinalar a efeméride mas gosto de tantas, não se destaca uma destacam-se muitas. Não consigo eleger “a música”. Foram tantas as que me marcaram ao longo da minha existência, desde as pirosadas(?) que ouvia na adolescência até à selecção actual , que seria um trabalho muito moroso. Podia escolher uma por "fases da vida" mas não. Seria injusto para as que ficavam de fora. A propósito do dia mundial da música fui assistir a uma conferência, de Andrew Bird, intitulada “Pensamentos e Emoções, Desdobrando a Canção. Andrew Bird explicou onde vai buscar inspiração para compor, os sentimentos que o levam a produzir aquele estupendo resultado final. Tocou músicas do seu próximo álbum. Foi muito interessante ouvi-lo.
Como Andrew Bird é um dos cantautores que mais gosto e comovida por ele escolher Lisboa como inspiração para o seu próximo álbum e também porque no próxima dia 07 o vou ver ao vivo, deixo um pequeno excerto do grande momento no São Luiz.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais palavras para quê?
Já agora acrescento que também me seria muito difícil viver sem a presença (quase diária) da autora deste blog ;)
R

Rufina disse...

Mas não achas a "minha música" muito monocórdica?
Bigada! se não fosses tu eu não tinha conhecido tanta música fixe!

Elisabete Gonçalves disse...

Bom...é claro que também para mim seria impensável viver sem ela, a música. Faz parte de todas as fases da minha vida, inclusive aquelas em que passava as tardes do fim de semana na companhia de ambos a ouvi-la, acompanhada de um bom lanche e a indispensável tv mais (revista), bons tempos e muitas saudades à mistura...
Infelizmente nesta altura se quiser ouvir música tenho que usar os fones e ouvir rádio no tlm...
Se podia viver sem música? Poder podia mas não era a mesma coisa!!!
Ah também seria muito difícil viver sem a vossa presença.
Bjos grandes!!!
Elisabete