sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aqui eu fui feliz... Arruinaram uma parte do meu passado!

Frequentei a "Escola Industrial Afonso Domingues" entre os meus imberbes 12 e 15 anos. Tenho maravilhosas recordações desse tempo, dessa Escola. Os Amigos, os professores, as patifarias, os almoços, o percurso de casa-escola-casa, o guardar o dinheiro da senha para o almoço e ir comprar bolos à "senhora" dos bolos que vendia bolos magníficos numa carrinha mini azul. Autênticas filas para comprar aqueles bolos. 25 Escudos cada.
A escola Afonso Domingues era um mundo! Foi a maior escola que frequentei. Ginásios, pavilhões, campos futebol, basquetebol. Era possível andar ali escondida um dia e ninguém me encontrar (o que aconteceu...). Foi muito difícil deixá-la, na altura tudo mudou, pela primeira vez passei a ir à escola sem o meu irmão, deixei os meus amigos para trás, passei a andar de autocarro, passei a andar numa das mais pequenas escolas de Lisboa e tinha de começar a pensar no futuro.
Voltando à Afonso Domingues. Era uma escola muito boa, cursos industriais, única em Lisboa. Um dia, um dos senhores que manda lembrou-se de construir (mais) uma ponte cujas estruturas iriam passar nos terrenos da Escola. Fecha-se e manda-se abaixo a Escola, dizia O Decreto-Lei. E assim se fez. Os alunos foram transferidos para Alverca onde existe a única escola que tem os mesmos cursos que tinha a Afonso Domingues. A ponte não vai ser construída, dizem que é por causa da crise. Afinal já não faz assim tanta falta. No entanto a Afonso não reabriu, os alunos não retomaram as suas aulas. Está ao abandono. Absoluto abandono! Raios partam quem tomas estas decisões. Quando ali passo assome-se uma tristeza. É vergonhoso terem deixado chegar ao estado de degradação em que está aquela que já foi uma das melhores e maiores escolas de Lisboa. Dá vontade de bater nos culpados. A impunidade irrita-me! O esbanjamento irrita-me! 





(as fotos são de fonte própria)

Sem comentários: